O programa Whole 30: o que ele é e como funciona?

Você deve estar cansado de sempre escutar as mesmas dicas de emagrecimento, ou até mesmo tentar as mais diversas dietas – que prometem não apenas emagrecimento rápido, mas também a melhoria da saúde no geral: em quesitos corporais e mentais.

Mas provavelmente escutou falar do Whole 30 de forma muito básica.

O programa em si foi desenvolvida por um casal americano, Dallas e Melissa Hartwig, também autores do livro “It starts with food” (Isso começa com comida).

Segundo esse estilo de alimentação, é permitido comer carne, frutos do mar, ovos, legumes, frutas, gordura boa (novidade por aqui), óleos, nozes e sementes.

Em contraponto, aderir ao Whole 30 é o mesmo que excluir do seu cardápio diário produtos lácteos, leguminosas, soja, álcool, açúcar e alimentos processados.

Mas o que esse programa promete?

Ao contrário do que a nomenclatura famosa “dieta” nos diz, este programa de reeducação alimentar vai muito além do fator emagrecimento saudável. Muito além da estética em si. Ela é capaz de promover melhorias em todos os pilares da vida, o que também envolve saúde mental.

Ele promete uma lista de benefícios extensa, o que envolve:

Melhoria da composição corporal;
Aumento dos níveis de energia;
Melhoria da qualidade de sono;
Melhoria do desempenho atlético;
Redução do desejo por comida (principalmente no que diz respeito a açúcares e carboidratos).

A proposta inicial é que você detecte e exclua tudo aquilo o que supostamente faz com que estes benefícios acima não façam parte da sua saúde – basicamente, um teste inicial que propõe exibir os efeitos dessa dieta dentro de um mês.

Ou seja, perante os resultados evidentes ao fim de 30 dias corridos, sua alimentação automaticamente ficará mais focada naquilo o que lhe faz bem.

E quais são as regras principais do programa Whole 30?

Para começar, você corta tudo aquilo que você entende como “nocivo” ou difícil de ingerir da sua alimentação.

A partir daí, é organizar seu cronograma para se alimentar de forma variada e prática, dentro do que é permitido.

E por fim, você come tudo aquilo o que é permitido por este protocolo (temos uma lista neste site: www.whole30br.com.br. Acesse e monte seu cardápio de forma variada e saudável).

Este programa funciona? Por que?

O que você deve pensar antes de fazer qualquer dieta é que, qualquer mudança prática na sua alimentação terá como consequências a perda de peso. Com a Whole 30 não é diferente.

Quanto aos “temores pós dieta” podemos citar o medo de que, caso haja fracasso durante a dieta, o praticante venha engordar mais.

Mas as questões estruturais de funcionamento do organismo de cada um devem ser definidas a partir da procura de um profissional capacitado: é importante evitar iniciar qualquer processo de reeducação alimentar sem acompanhamento.

Concluindo:

Se você procura novos hábitos de melhoria da saúde e funcionamento do seu organismo, além de melhora no que diz respeito à saúde mental, o programa Whole 30 pode ser um ótimo caminho.

Dietas e estilos alimentares diferentes surgem a todo momento, provindas de vários tipos de conhecimento.

Mas vale definir o plano alimentar que mais se adequa à sua rotina, aos seus hábitos e também aos seus gostos: isso porque não adianta nada aderir a um tipo de dieta que contraria completamente seus hábitos alimentares.

É inegável que qualquer mudança de hábito envolva certo esforço. Mas nesse caso, o processo provavelmente não vai funcionar, talvez haja desistência e em alguns casos, o ganho do peso perdido.

Portanto, antes de iniciar qualquer processo de reeducação alimentar, indico a procura de um médico qualificado e apto a pensar em um plano de dietas que se enquadre ao seu perfil.

E por fim, se você gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos. Afinal, conhecimento bom e válido para a nossa saúde deve ser do alcance de todos!

Conheça nossa clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Solicitar atendimento
Olá,👋
Podemos te ajudar?