Conheça as oleaginosas mais consumidas e suas principais propriedades!

Quando o fim de ano se aproxima, elas começam a aparecer em grandes quantidades no supermercado e na mesa dos consumidores. Entretanto, o que muita gente não sabe é que as sementes oleaginosas oferecer benefícios que vão muito além das festas de final de ano e podem ser incorporadas na nossa alimentação durante o ano inteiro.

Mas, afinal, o que são as oleaginosas e quais seus benefícios para a saúde?

As sementes oleaginosas são todas aquelas que possuem alto valor de lipídios quando consumidas in natura, ou seja, castanhas, nozes, amendoim, castanha-do-Pará, entre outras. Essas sementes são fontes ricas de vitamina E, proteínas, fibras minerais e lipídeos e, além disso, hoje já existem estudos científicos que comprovam que o consumo dessas sementes pode ajudar na prevenção de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares.

Antes de escolher quais sementes oleaginosas inserir na sua dieta, vamos falar um pouco sobre os benefícios daquelas que são mais consumidas pelos brasileiros:

Nozes

Essa é uma das mais conhecidas e benéficas sementes oleaginosas, que ajuda a melhorar a memória, o humor e é uma rica fonte de ácidos graxos insaturados do tipo ômega 3. Possui, em média, 35kcal por unidade e podem ser uma excelente opção de cardápio para quem pratica atividades físicas.

Já quem quer perder peso, não precisa se preocupar tanto em consumi-las (desde que em pequenas quantidades), pois sua composição rica em gorduras poli-insaturadas, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, pode ser um excelente aliado para dar a sensação de saciedade e diminuir a vontade de comer doces.

Castanha-do-Pará

Essa oleaginosa é especialmente benéfica para o coração e para o cérebro, ajudando também a controlar a tireóide e melhorar a imunidade do organismo.

Esse alimento contém inúmeras substâncias antioxidantes abundantes, dentre elas o selênio, sendo que uma castanha oferece quase 100 mcg de selênio, o que corresponde a 150% da dose diária recomendada.

Diminuição do estresse, da ansiedade e equilíbrio dos batimentos cardíacos são mais alguns dos benefícios oferecidos por essa oleaginosa que veio da Amazônia e é bastante conhecida dos brasileiros.

Castanha de caju

O cajueiro é uma árvore nativa do Brasil, sendo que seu fruto, o caju, é considerado uma iguaria de grande valor para a saúde do corpo e da mente.

A castanha de caju é, na verdade, a semente da fruta e seus benefícios são muitos, são muitos, pois ela é uma excelente fonte de ferro, fósforo, selênio, magnésio e zinco. Alguns estudos também têm mostrado que a castanha de caju tem o poder de eliminar os radicais livres, sendo uma boa fonte de fitoquímicos e antioxidantes que nos protegem de doenças cardíacas e câncer.

Vale lembrar que estes são apenas alguns exemplos de como as sementes oleaginosas podem atuar favorecendo a promoção da saúde, evitando inúmeras doenças e sendo excelentes aliadas na alimentação, seja para melhorar a performance dos treinos ou para ajudar a perder peso.

Entretanto, como em qualquer dieta e, principalmente por se tratar de alimentos com alto teor de gordura, a quantidade correta diária de consumo das oleaginosas, assim como os tipos de semente mais indicados para sua saúde, devem ser orientados por um médico especializado, para evitar quaisquer problemas e garantir todos os benefícios que essas sementes podem oferecer ao nosso organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Solicitar atendimento
Olá,👋
Podemos te ajudar?