Pessoas obesas ou com peso acima da média apresentam sinais de envelhecimento cerebral de forma antecipada às pessoas de peso normal (a partir dos 40 anos).
E como podemos afirmar isso?
Isso é o que diz uma pesquisa divulgada no início de agosto, pela Universidade de Cambridge.
O envelhecimento acelerado é observado essencialmente na chamada massa branca, tecido conectivo que permite a comunicação entre diferentes regiões do cérebro, que se atrofia de forma progressiva com o passar dos anos, tanto na massa branca quanto na cinzenta, que contém os neurônios e permite o armazenamento de informações.
Nas 473 pessoas com idades entre 20 a 87 anos, os pesquisadores descobriram que, a partir dos 40 anos, o cérebro de uma pessoa obesa aparenta ser dez anos mais velho, isso de acordo com o estudo publicado na revista Neurobiologia do Envelhecimento.
Por outro lado, não foram observadas grandes diferenças nas capacidades cognitivas medidas por testes convencionais, como o teste de QI.
Tal fenômeno ainda é um incógnita para especialistas. Lisa Ronan, uma das autoras do estudo, reconheceu à AFP que não poderia dizer exatamente as razões do fenômeno.
A profissional ainda acrescentou que não há possibilidade, pelo menos por enquanto, de determinar se a obesidade era a “causa” ou a “consequência” de tais mudanças no cérebro.
Segundo outro autor, Sadaf Farooqi, “trata-se de um sinal claro que este deve ser um ponto de partida para explorar em mais profundidade os efeitos do peso, dietas e exercícios no cérebro e na memória”.
Os critérios para obesidade e excesso de peso são calculados a partir de uma relação entre altura e peso, conhecida como Índice de Massa Corporal (IMC).
O estudo em questão reuniu a obesidade e o excesso na mesma categoria, para fins de pesquisa, em comparação ao peso normal.
Concluindo
Aderir a uma nova rotina de saúde não traz apenas benefícios estéticos: nosso corpo precisa de uma rotina saudável e bem adaptada para funcionar de forma coerente e organizada. Lembre-se disso, e procure aderir aos esportes físicos e a uma alimentação saudável!