Em 16 de Abril, mês passado, agora, na revista científica Heart, foi publicado um novo estudo que sugere que comer castanhas ou oleaginosas várias vezes por semana tem um importante papel para prevenir doenças cardíacas.
Neste estudo foram analisados os dados de 2 populações de 2 estudos: the COHORT of Swedish Men e o Swedish Mammography Cohort, onde 61,364 pessoas completaram um questionário alimentar e foram acompanhadas por 17 anos. Eles descobriram que comer castanhas 3 vezes ou mais por semana, foi associado a redução de 18% do risco de FA. Além disso mostraram que o consume desses nuts foi associado a diminuição do risco de Infarto Agudo do Miocádio , falência cardíaca, e aneurisma de aorta.
Gente, uma coisa importante, é que outras metaanálises e estudos prospectivos já mostraram que o consume de nuts é inversamente associado com morte por doença cardiovascular, como doença coronariana, e AVC, mas ainda não haviam resultados para esses problemas como IAM, Falência Cardíaca, Fibrilação atrial e aneurisma de aorta.
Gente, castanhas e oleaginosas são super alimentos, ou seja, são super saudáveis para saúde, ricas fontes de gorduras boas (ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados), proteínas, fibras, minerais, ViT E, folato e compostos bioativos como os fenólicos e fitosteróis.
Estudos anteriores sugeriram que a ingestão de castanhas tem efeitos poderosíssimos, antiinflamatórios e antioxidantes, e podem melhorar o colesterol, a função endothelial, a camada interior dos vasos, importante para evitar aterosclerose e entupimento, além de prevenir o ganho de peso.
Pessoas que consumem mais castanhas nessa população, geralmente, tem um maior nível educacional, e tem estilo de vida mais saudáveis que as que não incluem castanhas na sua dieta. Elas tem menos histórico de tabagismo ou pressão alta. São mais magras, fazem mais atividade física,e consumem mais frutas e vegetais.
Gente, não precise ter um nível educacional alto para aumentar a ingestão de castanhas várias vezes por semana e proteger seu coração, basta se inscrever no meu canal e receber ,semanalmente, informações importantes para sua saúde, e compartilhe com quem precisa.