O sono obedece um ritmo biológico influenciado pela luz, pelo horário de alimentação, pela rotina e pelo ciclo hormonal. É considerado dentro dos padrões normais que um indivíduo durma de 6 a 12 horas por dia, dependendo de cada organismo. O sono deficiente ou fragmentado ou a insônia (para iniciar, ou para manter, ou ainda para terminar o sono), prejudica o ciclo endógeno de homeostase hormonal. O mesmo vale para a prática, cada vez mais comum, de trocar o dia pela noite.
O resultado disso é o desequilíbrio nos níveis de glicemia no sangue e a alteração dos nutroneurotransmissores responsáveis pela fome, saciedade e termogênese, o que pode acarretar na diminuição da taxa metabólica de queima, aumento da compulsão alimentar principalmente noturna, e por último em aumento de peso e gordura. Também mostram sintomas de sonolência excessiva e indisposição durante o dia. Em caso de alguns desses sintomas, procure um médico capacitado para lhe auxiliar e conduzir da melhor forma.
JEJUM: UMA INCRÍVEL FERRAMENTA
O jejum quando bem feito é uma incrível ferramenta para perda de peso, controle e remissão do diabetes tipo 2, e pode ajudar a retardar