Até certo tempo, boa parte das pessoas associava o diabetes e a hipertensão apenas aos idosos. Hoje, tais doenças se tornaram epidemias e estão entre adolescentes e até crianças. Os números são alarmantes: entre a população adulta, são mais de 30 milhões de hipertensos. E os diabéticos já passam de 12 milhões. Tudo isso, só no Brasil.
As duas doenças costumam ter graves provocar graves consequências. No caso do diabetes, problemas renais, cardiovasculares e até cegueira e amputações. A hipertensão não fica atrás no que diz respeito aos perigos à saúde. São doenças inter-relacionadas que aumentam o risco de doenças vasculares, como o infarto e o derrame.
Tanto a hipertensão como o diabetes são doenças crônicas. Ou seja, não têm cura. Porém, ambas podem ser controladas através de medicamentos e bons hábitos alimentares e prática de exercícios. Também é importante evitar o cigarro e bebidas alcoólicas.
Mas a dica mais importante é: previna-se! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, alimentar-se de maneira saudável não custa mais caro e nem é mais trabalhoso.
Confira algumas dicas:
Faça pelo menos as 3 refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches por dia.
Não pule as refeições e os lanches; Consuma legumes e verduras nas refeições e frutas nos lanches. Prefira os alimentos da época pois além de mais baratos são de melhor qualidade; opte por carnes magras – não consuma a gordura aparente e a pele do frango; fuja dos embutidos (mortadela, presunto, linguiça, bacon, salsicha, hambúrguer, etc.).
Outras dicas importantes
Cozinhe com pouco sal, retire o saleiro da mesa e não utilize temperos e molhos industrializados. Prefira temperos alternativos, como alho, cebola, cheiro verde e os naturais (salsinha, cebolinha, alecrim, etc.).
E claro, o açúcar refinado não poderia deixar de ser citado. No que diz respeito ao seu consumo, procure evitar. Uma boa opção é substitui-lo pelo açúcar mascavo.