JEJUM: UMA INCRÍVEL FERRAMENTA

O jejum quando bem feito é uma incrível ferramenta para perda de peso, controle e remissão do diabetes tipo 2, e pode ajudar a retardar o envelhecimento, prevenir câncer e melhorar a sua saúde. Para fazer da melhor forma e se tornar mais fácil, durante o jejum é recomendável o aumento do consume de gorduras saudáveis. Mas o problema é que as maioria dos profissionais são treinados nos congressos das companhias que fazem remédios, que as suas artérias irão pagar o preço, ou seja, irão entupir. Nós fomos ensinados a acreditar que gorduras são muito más, e devem ser cortadas, assim como cortaram a manteiga, o abacate, o ovo, e permitiram a margarina, o óleo de milho, canola, o girassol, soja e vários venenos em nossa mesa. Foi um fiasco total para a saúde pública, pois hoje sabe-se o que jejum intermitente e a estratégia low carb são excelentes ferramentas, e cada vez mais estudos vêm mostrando que a low carb é superior a low fat, tanto em emagrecimento, como em melhora de marcadores cardiovasculares como colesterol, glicemia e pressão arterial.
Desde a década de 70 a abordagem relacionada “eat less, move more”, de comer menos e se exercitar mais, também não está funcionado para baixar os índices de obesidade, não porque ela é falha, mas porque é difícil de manter esse método de cada vez mais comer menos. Mas se a causa da obesidade não é só comer muitas calorias, qual é outra causa subjacente?
O desbalanço hormonal !!! Enquanto a insulina está alta e persistente, é inevitável a obesidade.
A insulina é um hormônio que sinaliza estocar gordura como energia para ser usada depois, por isso sobrevivemos por milhares de anos a períodos de fome.
O jejum intermitente e estilo de vida low carb conseguem baixar rapidamente os níveis de insulina, e lhe trazer um emagrecimento com saúde e sustentável.

JEJUM E EARLY TIME-RESTRICTED FEEDING

O jejum intermitente é uma enorme classe de intervenções que envolvem a alternância de períodos de alimentação com períodos de jejum consciente, como por exemplo, o mais clássico 16:8, 16 horas de jejum por 8 horas de janela aberta. Mas porque é o mais fácil? Porque é só você pular o café da manhã ou seja, almoçar as 12h30min e a última refeição, o jantar as 20h30min da noite, ou seja, se você contar vai dar 8 horas de janela aberta para comer e 16 horas de janela fechada, lembrando que café preto e chás não quebram o jejum , pois não têm calorias. Outros exemplos são o 20:4, que são 20 horas de jejum e 4 horas de janela aberta para comer, o que geralmente abrange duas refeições, e existe o de 24 horas, em que você se alimenta 1x ao dia e no outro dia por volta do mesmo horário, e existe, também, o alternate-day em que você se alimenta dia sim de forma normal e dia não, que é o jejum. E existe o 5:2, que são 5 dias de alimentação normal e 2 dias de ingestão de 500 kcal. Nada impede você de fazer outros programas de restrição de alimentação de acordo com a sua comodidade. Com relação aos benefícios, já foi mostrado em modelos de animais a melhora dos parâmetros cardiometabólicos, redução da incidência de câncer, diminuição do crescimento tumoral, regeneração de órgãos pela produção de células tronco e aumento da expectativa de vida ou seja longevidade sem doenças relacionadas ao envelhecimento. Em humanos os estudos são mais limitados e sugerem emagrecimento e perda de peso, melhora da sensibilidade a insulina, melhora do perfil glicêmico e controle do pré-diabetes e diabetes tipo 2, melhora da pressão arterial, melhora do perfil lipídico ou seja colesterol , além de benefícios a nível molecular e genético, como redução do stress oxidativo relacionado a doenças como parkinson e e alhzeimer, autofagia e renovação celular, e ativação genes coma o SIRT1 e o LC3A relacionadas a longevidade sem doenças e autofagia, e ao aumento do fator neurotrófico derivado do cérebro (BNDF) responsável pela plasticidade neuronal e manutenção da memória, cognição e saúde mental.
O jejum intermitente como eu já falei é uma forma de alimentação em que a pessoa passa por um período de janela aberta para se alimentar e um período de janela fechada. Existe uma forma diferente sendo estudada recentemente, que o jejum intermitente restrito a alimentação pela manhã das 8 horas até as 15 horas (Early Time-Restrited Feeding). Essa variação do jejum é estudada para aproveitar o nossas horas de metabolismo ótimo e a expressão dos genes do ciclo circadiano. Por isso muitos benefícios têm sido mostrados como melhora da glicemia, aumento da sensibilidade a insulina, sensibilidade das células beta pancreáticas, diminuição da pressão arterial, diminuição de inflamação e stress oxidativo (que é o princípio de todas as doenças crônicas não infecciosas como infarto, derrame, câncer, alzheimer, e parkinson) e redução também do apetite sem necessariamente a perda de peso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Solicitar atendimento
Olá,👋
Podemos te ajudar?