Se você frequenta ou está pensando em frequentar uma academia, muito provavelmente já deve ter ouvido falar em suplementos nutricionais. Cada vez mais, o suplemento tem se tornado um grande aliado de quem busca ganhar massa muscular, definir o corpo e melhorar a performance durante os treinos.
Dentre as inúmeras opções disponíveis hoje no mercado, o Whey Proteín é, sem dúvida, um dos suplementos preferidos e mais vendidos atualmente.
O que muita gente não sabe, porém, é que essa “moda” não é de hoje. Os primeiros relatos escritos sobre as propriedades benéficas do Whey Proteín foram feitos na Grécia por Hipócrates (pai da Medicina).
Deixando a história de lado, neste artigo vamos explicar um pouco melhor sobre os benefícios do Whey Proteín e entender porque este suplemento tem ajudado milhares de atletas e esportistas a atingirem seus objetivos de maneira mais rápida e eficaz.
Afinal, o que é o Whey Proteín?
Falando de maneira bem simples, o Whey é a proteína do soro do leite não desnaturada, ou seja, é a porção aquosa do leite obtida durante o processo de fabricação de queijos. Para se ter uma ideia, a cada 1kg de queijo é possível obter 9kg de Whey.
Assim como toda proteína, na composição do Whey Protein estão presentes todos os aminoácidos necessários para a síntese proteica e formação de massa muscular.
Além disso, ele possui baixo peso molecular e alto valor biológico (VB), sendo muito bem aproveitado pelo nosso organismo (para se ter uma ideia, o valor biológico do frango está em aproximadamente 79, do peixe 83, laticínios chegam a 80 e do Whey Proteín chega a 100 VB).
Quais os benefícios do Whey Proteín para o corpo?
Quem pratica exercícios físicos com regularidade sabe da importância dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA) para conseguir melhores resultados nos treinos.
No Whey Protein, também encontramos esses aminoácidos (valina, leucina e isoleucina) em maiores proporções do que outras fontes protéicas.
O Whey Proteín também auxilia na redução da gordura corporal por conter níveis muito baixos de gordura e estimular um aumento da massa muscular.
Dessa forma, o organismo passa a usar a gordura corporal acumulada para promover o metabolismo.
De maneira geral, Whey Protein pode ser considerado um alimento funcional, ou seja, seu uso responsável promove inúmeros benefícios à saúde e boa forma física, dentre os quais:
> Efeito termogênico com a taxa de síntese proteica maior do que outras proteínas;
> Efeito hipoglicemiante, diminuindo o índice glicêmico de outros alimentos e as taxas de glicemia;
> Melhora da massa magra (anabólica) e recuperação muscular (anti-catabólica) após exercícios aeróbios e com carga;
> Concentrada, Isolada ou Hidrolisada: as diferenças entre cada Whey.
As principais diferenças entre cada um dos três tipo Whey Proteín vendidos atualmente estão na quantidade de teor proteico, gordura e lactose presente em cada fórmula.
A Whey Protein concentrada, apresenta teor protéico em torno de 80% e possui um pouco de gordura e lactose.
Já a Whey Proteín Isolada, tem um teor protéico em torno de 90 a 95% e baixo teor de gordura e lactose. Por fim, a Whey Protein Hidrolisada possui uma forma pré-digerida e mais purificada, com elevadíssimo teor protéico, sem gordura e lactose, de alta absorção e valor biológico mais elevado – assim como seu preço.
Considerações sobre o Whey Proteín
Como qualquer outro suplemento nutricional, o consumo do Whey Proteín deve estar associado a uma dieta balanceada, ao acompanhamento de um profissional de saúde especializado e de acordo com as necessidades e objetivos de cada um. Seja para complementar os resultados de um treino, melhorar a performance ou ganhar massa muscular, o Whey Proteín pode ser um excelente aliado na busca por um estilo de vida mais saudável em todas as fases da vida.